- Larissa Miranda
Síndrome do Ovário Policístico e Alimentação

A síndrome do ovário policístico (SOP) é comum em mulheres na idade reprodutiva. Ela é um distúrbio causado por desequilíbrios hormonais que levam à formação de cistos nos ovários, prejudicando a ovulação e causando irregularidades no ciclo menstrual. Os sintomas hormonais incluem acne e pelos faciais.
A SOP pode ser um fator de risco para o surgimento de diversas doenças, inclusive infertilidade. O tratamento com o médico é indispensável, porém a alimentação equilibrada é a chave para o sucesso no combate ao distúrbio. Converse com seu nutricionista sobre a síndrome, ele poderá te ajudar com a prescrição de um plano alimentar específico para o tratamento dessa patologia, evitando o surgimento de doenças piores.
Algumas dicas genéricas para Mulheres com a síndrome do ovário policístico:
🔸Preferir sempre os cereais integrais, eles demoram mais para serem digeridos e não causam picos de glicemia. 🔸 Consumir alimentos fontes de vitamina E. 🔸Usar o azeite, preferencialmente como fonte de gordura. 🔸Consumir alimentos fonte de magnésio. 🔸Suplementação de ômega 3 com dosagem recomendada por medico ou nutricionista. Evidencias mostram que o ômega 3 pode ser recomendado como um tratamento coadjuvante na síndrome dos ovários policísticos.
Se você tem o ciclo menstrual irregular ou alguns dos sintomas citados acima procure uma ginecologista. Caso o diagnostico da doença for positivo o acompanhamento nutricional individualizado é indispensável e fundamental para o sucesso do tratamento.
Abraços da Nutri,
Larissa Miranda.