• Larissa Miranda

Síndrome do Ovário Policístico e Alimentação

Sintomas: Síndrome do Ovário Policístico

A síndrome do ovário policístico (SOP) é comum em mulheres na idade reprodutiva. Ela é um distúrbio causado por desequilíbrios hormonais que levam à formação de cistos nos ovários, prejudicando a ovulação e causando irregularidades no ciclo menstrual. Os sintomas hormonais incluem acne e pelos faciais.

A SOP pode ser um fator de risco para o surgimento de diversas doenças, inclusive infertilidade. O tratamento com o médico é indispensável, porém a alimentação equilibrada é a chave para o sucesso no combate ao distúrbio. Converse com seu nutricionista sobre a síndrome, ele poderá te ajudar com a prescrição de um plano alimentar específico para o tratamento dessa patologia, evitando o surgimento de doenças piores.

Algumas dicas genéricas para Mulheres com a síndrome do ovário policístico:

🔸Preferir sempre os cereais integrais, eles demoram mais para serem digeridos e não causam picos de glicemia. 🔸 Consumir alimentos fontes de vitamina E. 🔸Usar o azeite, preferencialmente como fonte de gordura. 🔸Consumir alimentos fonte de magnésio. 🔸Suplementação de ômega 3 com dosagem recomendada por medico ou nutricionista. Evidencias mostram que o ômega 3 pode ser recomendado como um tratamento coadjuvante na síndrome dos ovários policísticos.

Se você tem o ciclo menstrual irregular ou alguns dos sintomas citados acima procure uma ginecologista. Caso o diagnostico da doença for positivo o acompanhamento nutricional individualizado é indispensável e fundamental para o sucesso do tratamento.

Abraços da Nutri,

Larissa Miranda.

(31) 99226-8761

Avenida Getúlio Vargas, 54 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30112-020, Brazil